Estratégias de Ensinagem e Hibridismo – Análise, Desenvolvimento e Aplicação

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18063

dc.type Text
dc.title Estratégias de Ensinagem e Hibridismo – Análise, Desenvolvimento e Aplicação
dc.description Os períodos peri- e pós-pandemia de COVID-19 revelaram fragilidades do sistema educacional brasileiro destacando a necessidade de desenvolvimento de metodologias inovadoras para se adaptar ao ?novo normal? e integrar a era digital às práticas escolares. Este trabalho teve por objetivo desenvolver estratégias de ensinagem hibridizadas para potencializar a aprendizagem de alunos do Ensino Médio Integrado. As principais técnicas e ferramentas de coleta e análise de dados utilizadas foram a Pesquisa Bibliográfica, a Entrevista Semiestruturada, as Análises Documental e de Conteúdo. O trabalho incluiu o levantamento teórico e a escolha das estratégias de ensinagem a serem hibridizadas, bem como a construção dos respectivos modelos de hibridização. O projeto piloto ocorreu em turma do Curso Técnico de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG). A escolha da turma foi baseada em critérios estabelecidos pelo professor aplicador que decidiu participar após reunião com a pesquisadora principal. O modelo de hibridização (Tempestade Cerebral) escolhido, adaptado e utilizado foi definido pelo professor aplicador a partir das necessidades docentes, das especificidades da turma e dos recursos didáticos disponíveis. A aplicação ocorreu sem percalços, sendo o direcionamento do professor decisivo para isto. A partir dos relatos obtidos na entrevista, evidencia-se a preponderância do papel do professor na compreensão das possibilidades que podem ser vislumbradas com a implementação de estratégias de ensinagem em uma metodologia híbrida. Destaca-se o comprometimento e a decisiva atuação do professor aplicador no sentido de motivar os alunos a participarem de forma ativa e corresponsável.  
dc.creator Alcina Maria Barcellos de Melo e Macedo e Ramony Maria da Silva Reis Oliveira
dc.created 2024-09-05
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18063/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2156
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação profissional
© Canal CECIERJ 2024