Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18063
dc.type | Text |
dc.title | Estratégias de Ensinagem e Hibridismo Análise, Desenvolvimento e Aplicação |
dc.description | Os períodos peri- e pós-pandemia de COVID-19 revelaram fragilidades do sistema educacional brasileiro destacando a necessidade de desenvolvimento de metodologias inovadoras para se adaptar ao ?novo normal? e integrar a era digital às práticas escolares. Este trabalho teve por objetivo desenvolver estratégias de ensinagem hibridizadas para potencializar a aprendizagem de alunos do Ensino Médio Integrado. As principais técnicas e ferramentas de coleta e análise de dados utilizadas foram a Pesquisa Bibliográfica, a Entrevista Semiestruturada, as Análises Documental e de Conteúdo. O trabalho incluiu o levantamento teórico e a escolha das estratégias de ensinagem a serem hibridizadas, bem como a construção dos respectivos modelos de hibridização. O projeto piloto ocorreu em turma do Curso Técnico de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG). A escolha da turma foi baseada em critérios estabelecidos pelo professor aplicador que decidiu participar após reunião com a pesquisadora principal. O modelo de hibridização (Tempestade Cerebral) escolhido, adaptado e utilizado foi definido pelo professor aplicador a partir das necessidades docentes, das especificidades da turma e dos recursos didáticos disponíveis. A aplicação ocorreu sem percalços, sendo o direcionamento do professor decisivo para isto. A partir dos relatos obtidos na entrevista, evidencia-se a preponderância do papel do professor na compreensão das possibilidades que podem ser vislumbradas com a implementação de estratégias de ensinagem em uma metodologia híbrida. Destaca-se o comprometimento e a decisiva atuação do professor aplicador no sentido de motivar os alunos a participarem de forma ativa e corresponsável. |
dc.creator | Alcina Maria Barcellos de Melo e Macedo e Ramony Maria da Silva Reis Oliveira |
dc.created | 2024-09-05 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18063/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2156 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Educação profissional |