Tutoria no Contexto da EaD: Ação Mediada em uma Perspectiva Sociocultural

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18064

  • Título: Tutoria no Contexto da EaD: Ação Mediada em uma Perspectiva Sociocultural
  • Autor(es): Anahy Arrieche Fazio, Valmir Heckler e Maria do Carmo Galiazzi
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 03/04/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2158
  • Código do Recurso: 18064
  • Descrição:  O estudo comunica compreensões emergentes sobre os significados relacionados ao papel da mediação do tutor na modalidade da educação a distância, ancorando-se em uma fundamentação teórica na perspectiva sociocultural. Trata-se de um ensaio teórico de cunho fenomenológico-hermenêutico, comunicado em uma breve revisão narrativa. As compreensões emergem da análise constituída no levantamento de dados e coleta de informações disponíveis sobre o tutor na legislação da EaD no Brasil, coconstruídas com estudos da comunidade científica brasileira e articuladas à significação teórica da mediação na perspectiva sociocultural. Como resultados, destaca-se que a mediação do tutor na modalidade da educação a distância pode ser compreendida como uma ação mediada por meios mediacionais. Nisso, os meios mediacionais para a ação do tutor envolvem artefatos/ferramentas, como a escrita, a pergunta e a fala (áudio), além dos diversos modos de representação semiótica dos temas em estudo nas atividades em desenvolvimento. 
© Canal CECIERJ 2024