Tutoria no Contexto da EaD: Ação Mediada em uma Perspectiva Sociocultural

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18064

dc.type Text
dc.title Tutoria no Contexto da EaD: Ação Mediada em uma Perspectiva Sociocultural
dc.description  O estudo comunica compreensões emergentes sobre os significados relacionados ao papel da mediação do tutor na modalidade da educação a distância, ancorando-se em uma fundamentação teórica na perspectiva sociocultural. Trata-se de um ensaio teórico de cunho fenomenológico-hermenêutico, comunicado em uma breve revisão narrativa. As compreensões emergem da análise constituída no levantamento de dados e coleta de informações disponíveis sobre o tutor na legislação da EaD no Brasil, coconstruídas com estudos da comunidade científica brasileira e articuladas à significação teórica da mediação na perspectiva sociocultural. Como resultados, destaca-se que a mediação do tutor na modalidade da educação a distância pode ser compreendida como uma ação mediada por meios mediacionais. Nisso, os meios mediacionais para a ação do tutor envolvem artefatos/ferramentas, como a escrita, a pergunta e a fala (áudio), além dos diversos modos de representação semiótica dos temas em estudo nas atividades em desenvolvimento. 
dc.creator Anahy Arrieche Fazio, Valmir Heckler e Maria do Carmo Galiazzi
dc.created 2024-04-03
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18064/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2158
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Tutor
© Canal CECIERJ 2025