- Título: Navegando Além das Paredes da Sala de Aula: a Revolução da Inteligência Artificial na Educação a Distância e a Vanguarda do Ensino Híbrido
- Autor(es): Enir da Silva Fonseca e Frederico Kauffmann Barbosa
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 07/05/2024
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2171
- Código do Recurso: 18069
- Descrição: O presente estudo apresenta uma revisão de artigos científicos que investigam a aplicação da Inteligência Artificial no ensino híbrido. A revisão sistemática da literatura foi realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, Google Acadêmico e Scielo, com publicações entre 2013 e 2023. A análise dos artigos revelou que a IA apresenta um potencial significativo para o ensino híbrido, oferecendo uma série de oportunidades e desafios. Dentre as principais oportunidades desta abordagem, destacam-se a personalização da experiência de aprendizado, a acessibilidade, a eficiência e a inovação. No entanto, foram identificados alguns desafios associados à aplicação da IA no ensino híbrido, como o custo, as competências necessárias e a ética. Ainda há um longo caminho a percorrer para a plena integração da IA no ensino híbrido. No entanto, os resultados desta revisão sistemática sugerem que essa abordagem apresenta um potencial significativo para melhorar a qualidade da educação.
© Canal CECIERJ 2024