Engajamento pelo Uso de Jogo Digital no Formato de Quiz: uma Revisão Sistemática

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18075

  • Título: Engajamento pelo Uso de Jogo Digital no Formato de Quiz: uma Revisão Sistemática
  • Autor(es): Marcos Antonio Gomes Xavier, Bruno Lopes Xavier e Paulo Victor Rodrigues Carvalho
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 17/07/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2200
  • Código do Recurso: 18075
  • Descrição: A desmotivação por parte do estudante é um dos principais fatores que geram elevados índices de evasão na modalidade de Educação a Distância. Por conseguinte, inovações nas formas de ensino-aprendizagem são fundamentais para as Instituições de Ensino que utilizam desta modalidade. Diante disto, esta pesquisa que se baseou no rigor exigido pela metodologia Design Science Research (Dresch; Lacerda; Antunes Júnior, 2015) tem como objetivo apresentar os resultados da Revisão Sistemática de Literatura, conduzida para obter o levantamento de artefatos já desenvolvidos em outros estudos sobre a temática de como os jogos digitais no formato de Quiz podem auxiliar no engajamento do aluno durante o processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foram utilizadas as Bibliotecas Digitais ou Bases de Dados Scopus, SBC-OpenLib e IEEE Xplore, na qual 1.572 estudos foram identificados e 42 foram considerados relevantes para responder à questão de pesquisa. Todo o processo de busca e seleção dos artigos e documentos nas bases de dados foi representado no fluxograma dos Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises e o gerenciamento de referências realizado na ferramenta Mendeley Reference Manager. Com isso, observou-se sinais de que o Jogo digital do tipo Quiz pode ser uma ferramenta inovadora e eficaz para o processo de ensino-aprendizagem em relação ao engajamento do aluno.
© Canal CECIERJ 2024