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dc.type | Text |
dc.title | Engajamento pelo Uso de Jogo Digital no Formato de Quiz: uma Revisão Sistemática |
dc.description | A desmotivação por parte do estudante é um dos principais fatores que geram elevados índices de evasão na modalidade de Educação a Distância. Por conseguinte, inovações nas formas de ensino-aprendizagem são fundamentais para as Instituições de Ensino que utilizam desta modalidade. Diante disto, esta pesquisa que se baseou no rigor exigido pela metodologia Design Science Research (Dresch; Lacerda; Antunes Júnior, 2015) tem como objetivo apresentar os resultados da Revisão Sistemática de Literatura, conduzida para obter o levantamento de artefatos já desenvolvidos em outros estudos sobre a temática de como os jogos digitais no formato de Quiz podem auxiliar no engajamento do aluno durante o processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foram utilizadas as Bibliotecas Digitais ou Bases de Dados Scopus, SBC-OpenLib e IEEE Xplore, na qual 1.572 estudos foram identificados e 42 foram considerados relevantes para responder à questão de pesquisa. Todo o processo de busca e seleção dos artigos e documentos nas bases de dados foi representado no fluxograma dos Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises e o gerenciamento de referências realizado na ferramenta Mendeley Reference Manager. Com isso, observou-se sinais de que o Jogo digital do tipo Quiz pode ser uma ferramenta inovadora e eficaz para o processo de ensino-aprendizagem em relação ao engajamento do aluno. |
dc.creator | Marcos Antonio Gomes Xavier, Bruno Lopes Xavier e Paulo Victor Rodrigues Carvalho |
dc.created | 2024-07-17 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18075/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2200 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | DSR |