O Ensino Superior a Distância no Brasil: onde Estamos e para onde Queremos Ir?

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18088

  • Título: O Ensino Superior a Distância no Brasil: onde Estamos e para onde Queremos Ir?
  • Autor(es): Flávia de Mattos Giovannini Busnardo, Clarisse de Mendonça e Almeida, Bruna Werneck Canabrava e Renata Vettoretti Leite
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 15/06/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2230
  • Código do Recurso: 18088
  • Descrição: O presente trabalho se constitui em uma análise crítica acerca dos dados relativos ao Censo da Educação Superior 2022, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no que se refere ao contexto atual da Educação a Distância. A partir dos dados selecionados sobre a expansão do ensino a distância - especialmente em instituições de ensino privadas -, o que se propõe é uma articulação dessa realidade com a lógica da Teoria do Capital Humano (SCHUTZ, 1962). O ensaio reflexivo se fundamenta a partir da formação e da prática de profissionais do ramo, técnicas em Educação a Distância, responsáveis pela gestão da EaD nas universidades públicas do governo do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo central é promover reflexões acerca do estado atual da EaD, a partir do entrelaçamento com a Teoria do Capital Humano, levando-nos a pensar perspectivas futuras de tal modalidade deensino.
© Canal CECIERJ 2024