EaD em Cursos de Graduação Presenciais: uma Revisão Integrativa de Literatura

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18091

  • Título: EaD em Cursos de Graduação Presenciais: uma Revisão Integrativa de Literatura
  • Autor(es): Carla Denize Ott Felcher, Larissa Medianeira Bolzan, Christiano Martino Otero Avila e Rosaura Espirito Santo Da Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 02/08/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2235
  • Código do Recurso: 18091
  • Descrição: O objetivo deste estudo é analisar elementos e percepções relacionados à implementação da carga horária em Educação a Distância em cursos de graduação presenciais. Realizou-se uma revisão integrativa de quinze artigos em Língua Portuguesa, selecionados no portal de periódicos da CAPES e no Google Acadêmico. A revisão destaca experiências ainda incipientes, muitas vezes limitadas a uma única disciplina, distantes do percentual permitido pela Portaria nº 2.117, de 2019, que é de 40%. Além disso, identificaram-se desafios na implementação da carga horária em EaD, que devem ser superados em prol da qualidade educacional. As percepções dos estudantes sobre EaD são positivas, mas ainda reverbera a necessidade de investimentos em tecnologia e formação de professores. Essa questão foi também ressaltada pelos próprios profissionais. Em vista da complexidade do tema, há a urgência de mais pesquisas e reflexões críticas, a fim de que a integração da EaD nos cursos presenciais de graduação se torne mais profícua no Brasil.
© Canal CECIERJ 2024