Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação entre Trabalhadores da Saúde

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  • Título: Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação entre Trabalhadores da Saúde
  • Autor(es): Camila do Couto Maia, Melissa Orlandi Honório Locks, Fabiane Ferraz, Mônica Stein, Nádia Maria Chiodelli Salum e Ana Paula Trombetta
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 26/06/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2246
  • Código do Recurso: 18098
  • Descrição:  Na área da saúde a inserção das tecnologias e inovações tecnológicas cresce de maneira exponencial, apresentando alto poder de transformação, exigindo uma acelerada apropriação de competências e habilidades pelos profissionais. Nesse contexto, apesar das importantes potencialidades, ainda são encontradas diversas barreiras na aproximação entre as pessoas e as tecnologias, seja pela falta de conhecimento, dificuldade de utilização, desafios na implementação, necessidade de suporte dos profissionais de informática, dentre outros fatores. Nesse sentido, este estudo objetivou conhecer o perfil e identificar a percepção dos trabalhadores estaduais da saúde de Santa Catarina em relação ao uso de tecnologias da informação e comunicação. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, com abordagem quantitativa. Foi aplicado um questionário eletrônico com trabalhadores da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, de junho a setembro de 2022, obtendo n=107 respostas válidas, analisadas de forma descritiva e por análise de conteúdo. A maioria dos participantes são do sexo feminino (n=80; 74,77%), idade média de 43,81 anos e remetem tecnologia à facilidade, agilidade, praticidade, informação e inovação. A maioria (n=72; 67,29%) afirmou já ter passado por dificuldades no uso de tecnologias, relacionadas a problemas de acesso, usabilidade, conectividade, falta de conhecimento e infraestrutura. As tecnologias mais utilizadas no processo de trabalho são e-mail, computador, WhatsApp, internet e Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos. Os resultados apontaram que é preciso atuar na resolução de problemas, melhora de equipamentos, além de oferecer meios de instrução sobre tecnologias.
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