- Título: Escreva o Futuro Acadêmico: Relato de Experiência de Estudantes de Administração da UFRRJ/CEDERJ em um Projeto de Extensão
- Autor(es): Wellington dos Santos Fortunato, Ademir Predes Junior e Marcello Calvosa
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 11/04/2024
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2255
- Código do Recurso: 18099
- Descrição: Apesar do destaque do Brasil no cenário científico global, o país ainda enfrenta desafios quanto à produção acadêmica e científica, sobretudo no que diz respeito à leitura e escrita acadêmica. O objetivo geral da pesquisa é identificar as principais contribuições acadêmicas para estudantes de administração na modalidade de ensino a distância ao participarem de um projeto de extensão universitária dedicado à elaboração de resenhas críticas. Para cumprir os objetivos propostos, empregou-se o método qualitativo de abordagem explicativa e utilizou-se a análise de conteúdo categórica para analisar as 17 entrevistas semiestruturadas. Este estudo se insere no contexto da participação de discentes do curso de administração CEDERJ/UFRRJ no projeto de extensão Lab.Lid ? Resenha. Os resultados são apresentados em um relato de experiência baseado na perspectiva dos estudantes. A principal conclusão deste estudo é que a produção de resenhas críticas em projetos de extensão pode, além de aprimorar as habilidades de leitura e escrita acadêmica, estimular estudantes a participarem de projetos de pesquisa e a ingressarem na pós-graduação. A contribuição teórica fundamental deste relato reside na ampliação do entendimento dos benefícios relacionados à elaboração de resenhas críticas e à participação em projetos de extensão universitária. A contribuição prática central consiste em estimular os alunos a elaborarem resenhas, encorajá-los a se envolverem mais em projetos de pesquisa e estimulá-los a ingressarem na pós-graduação.
© Canal CECIERJ 2024