As Redes Educativas de 'Práticasteorias' Cibercorporais

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18102

  • Título: As Redes Educativas de 'Práticasteorias' Cibercorporais
  • Autor(es): Leonardo Nolasco-Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 11/03/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2266
  • Código do Recurso: 18102
  • Descrição:  Considerando que a nossa formação acontece em rede ? e partindo do pressuposto que algumas dessas redes já foram sistematizadas pelas pesquisas com os cotidianos ? o texto discute, tendo a imaginação de um futuro da Educação a Distância como fio condutor, a emergência, em tempos de Cibercultura, de uma rede de ?práticasteorias? cibercorporais, potencializada pela pandemia de Covid-19 e por seus desdobramentos em torno da intensificação da vida online, com destaque para a continuidade da formação escolar/acadêmica em tempos de isolamento físico. As artes de fazer com a Cibercultura, expandidas pelas linguagens da hipermídia, pela ubiquidade  e pela capacidade de produção de um corpo-escritura são percebidas neste ensaio como operações de caça realizadas por ?praticantespensantes? que narram a vida ? inventando-a ? para adiar o fim do mundo. Tais escritas ? que podem ser hipercomposições de si ? apresentam desafios e possibilidades para a educação, sobretudo para aquela que acontece em outras presencialidades, demandando que repensemos, entre alguns tópicos, os recursos, as didáticas, os estímulos à produção de autorias e os modos de fazer e de circular as pesquisas no campo da Educação, especialmente na interface com as tecnologias. Por isso ? e para provocar o pensamento inventivo ? o texto coloca algumas questões para uma formação de professores atenta às especificidades da EaD, que seja capaz de produzir currículos ciber-situados em redes educativas de ?práticasteorias? cibercorporais.
© Canal CECIERJ 2024