A Cognição Distribuída e o Ensino Híbrido: uma Teoria para Pensar as Tecnologias

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  • Título: A Cognição Distribuída e o Ensino Híbrido: uma Teoria para Pensar as Tecnologias
  • Autor(es): Creuza Martins Franca, Maria Ilza Zirondi, Diene Eire de Mello e Dirce Aparecida Foletto de Moraes
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 14/06/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2267
  • Código do Recurso: 18103
  • Descrição: Este artigo busca realizar algumas aproximações entre a Teoria da Cognição Distribuída e o Ensino Híbrido na relação com o aprendizado no âmbito das tecnologias. Como referencial teórico, baseia-se nos pressupostos dos estudos vigotskianos de desenvolvimento humano, a partir da perspectiva histórico-cultural, em diálogo com a Cognição distribuída. Por isso, o foco deste estudo são os modelos de Ensino Híbrido por meio de propostas e ações que contribuam com o aprendizado, conciliando momentos virtuais e presenciais. Para isso, foram explorados artigos científicos de uma base de dados, sob uma abordagem qualitativa e em uma perspectiva analítica. Fundamentada na Teoria da Cognição Distribuída, a análise dos dados concluiu que os processos educativos no contexto híbrido devem considerar um aporte teórico, tendo em vista o contexto da cultura digital em que o analógico e o on-line cada vez mais se imbricam. Portanto, o entendimento em relação aos conhecimentos que são construídos/constituídos e se distribuem nesses meios tecnológicos, nos auxilia na busca por caminhos de um ensino e uma aprendizagem mais colaborativos e interativos, nos quais possam ser observados os processos de cognição de maneira distribuída. 
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