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dc.type | Text |
dc.title | A Cognição Distribuída e o Ensino Híbrido: uma Teoria para Pensar as Tecnologias |
dc.description | Este artigo busca realizar algumas aproximações entre a Teoria da Cognição Distribuída e o Ensino Híbrido na relação com o aprendizado no âmbito das tecnologias. Como referencial teórico, baseia-se nos pressupostos dos estudos vigotskianos de desenvolvimento humano, a partir da perspectiva histórico-cultural, em diálogo com a Cognição distribuída. Por isso, o foco deste estudo são os modelos de Ensino Híbrido por meio de propostas e ações que contribuam com o aprendizado, conciliando momentos virtuais e presenciais. Para isso, foram explorados artigos científicos de uma base de dados, sob uma abordagem qualitativa e em uma perspectiva analítica. Fundamentada na Teoria da Cognição Distribuída, a análise dos dados concluiu que os processos educativos no contexto híbrido devem considerar um aporte teórico, tendo em vista o contexto da cultura digital em que o analógico e o on-line cada vez mais se imbricam. Portanto, o entendimento em relação aos conhecimentos que são construídos/constituídos e se distribuem nesses meios tecnológicos, nos auxilia na busca por caminhos de um ensino e uma aprendizagem mais colaborativos e interativos, nos quais possam ser observados os processos de cognição de maneira distribuída. |
dc.creator | Creuza Martins Franca, Maria Ilza Zirondi, Diene Eire de Mello e Dirce Aparecida Foletto de Moraes |
dc.created | 2024-06-14 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18103/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2267 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Ensino híbrido |