- Título: Identificação dos Aspectos Sociais e Afetivos da Competência Socioafetiva Resiliência de Discentes no Ensino Superior em Ambiente Virtual de Aprendizagem
- Autor(es): Rafael Leonardo Vivian, Leticia Sophia Rocha Machado e Patricia Alejandra Behar
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 17/04/2024
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2269
- Código do Recurso: 18104
- Descrição: O objetivo deste artigo é identificar os aspectos sociais e afetivos da Competência Socioafetiva Resiliência de discentes do ensino superior em ambiente virtual de aprendizagem. À medida que os estudantes enfrentam adversidades acadêmicas, a adaptação a novos ambientes e as demandas emocionais e sociais, torna-se evidente a necessidade de construir competências socioafetivas. Contudo, é fundamental investigar quais são os aspectos sociais e afetivos que podem impactar na construção da resiliência do estudante. Para alcançar tal propósito, foi realizada uma avaliação com especialistas em competências socioafetivas e educação a distância, abrangendo 119 itens de sete escalas e questionários de resiliência, juntamente com o conjunto dos elementos de conhecimentos, habilidades e atitudes dessa competência. Desse modo, os resultados revelaram a importância dos aspectos afetivos e sociais: confiança, esforço, animado, entusiasmo, interesse, serenidade, realização, esperança, satisfeito, orgulho, abertura, independência e colaboração. Logo, esses resultados fornecem uma visão abrangente dos aspectos que podem influenciar a construção da Competência Socioafetiva Resiliência, enfatizando a interconexão desses indicadores e sua importância para os estudantes enfrentarem as adversidades oriundas das relações estabelecidas em ambiente virtual de aprendizagem, especialmente na educação a distância.
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