Identificação dos Aspectos Sociais e Afetivos da Competência Socioafetiva Resiliência de Discentes no Ensino Superior em Ambiente Virtual de Aprendizagem

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18104

dc.type Text
dc.title Identificação dos Aspectos Sociais e Afetivos da Competência Socioafetiva Resiliência de Discentes no Ensino Superior em Ambiente Virtual de Aprendizagem
dc.description O objetivo deste artigo é identificar os aspectos sociais e afetivos da Competência Socioafetiva Resiliência de discentes do ensino superior em ambiente virtual de aprendizagem. À medida que os estudantes enfrentam adversidades acadêmicas, a adaptação a novos ambientes e as demandas emocionais e sociais, torna-se evidente a necessidade de construir competências socioafetivas. Contudo, é fundamental investigar quais são os aspectos sociais e afetivos que podem impactar na construção da resiliência do estudante. Para alcançar tal propósito, foi realizada uma avaliação com especialistas em competências socioafetivas e educação a distância, abrangendo 119 itens de sete escalas e questionários de resiliência, juntamente com o conjunto dos elementos de conhecimentos, habilidades e atitudes dessa competência. Desse modo, os resultados revelaram a importância dos aspectos afetivos e sociais: confiança, esforço, animado, entusiasmo, interesse, serenidade, realização, esperança, satisfeito, orgulho, abertura, independência e colaboração. Logo, esses resultados fornecem uma visão abrangente dos aspectos que podem influenciar a construção da Competência Socioafetiva Resiliência, enfatizando a interconexão desses indicadores e sua importância para os estudantes enfrentarem as adversidades oriundas das relações estabelecidas em ambiente virtual de aprendizagem, especialmente na educação a distância.  
dc.creator Rafael Leonardo Vivian, Leticia Sophia Rocha Machado e Patricia Alejandra Behar
dc.created 2024-04-17
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18104/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2269
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Resiliência
© Canal CECIERJ 2024