Mergulho na Formação do Educador Digital: Análise de Disciplinas de TDIC em Programas de Pós-graduação da Área de Ensino no Estado do Rio de Janeiro

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18107

  • Título: Mergulho na Formação do Educador Digital: Análise de Disciplinas de TDIC em Programas de Pós-graduação da Área de Ensino no Estado do Rio de Janeiro
  • Autor(es): Fernanda Campello Nogueira Ramos, Mariana Conceição de Souza e Clélia Christina Mello Silva Almeida da Costa
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 25/07/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2279
  • Código do Recurso: 18107
  • Descrição: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e o Ensino no Brasil estão intimamente ligados. Em 2019, essa conexão se tornou mais evidente com a introdução da Base Nacional Curricular (BCN) para a formação docente, abrangendo graduação e pós-graduação. No entanto, as competências exigidas em TDIC para os professores ainda estão aquém da realidade da formação docente no país. Este estudo se propõe a analisar como as TDICs são integradas em disciplinas de pós-graduação em Ensino no Estado do Rio de Janeiro. Utilizando como metodologia a análise textual de dados da Plataforma Sucupira por meio do software Voyant®, foram identificadas 70 disciplinas em 18 programas de pós-graduação na área de Ensino da CAPES em 12 instituições de pesquisa do estado. Observa-se que a maioria das disciplinas mantém uma abordagem instrumentalista e não acompanha as transformações tecnológicas. Mesmo diante de novas demandas, muitas disciplinas permanecem inalteradas, o que evidencia uma falta de atualização frente aos desafios contemporâneos e às necessidades emergentes, como as causadas pela pandemia.
© Canal CECIERJ 2024