Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18107
dc.type | Text |
dc.title | Mergulho na Formação do Educador Digital: Análise de Disciplinas de TDIC em Programas de Pós-graduação da Área de Ensino no Estado do Rio de Janeiro |
dc.description | As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e o Ensino no Brasil estão intimamente ligados. Em 2019, essa conexão se tornou mais evidente com a introdução da Base Nacional Curricular (BCN) para a formação docente, abrangendo graduação e pós-graduação. No entanto, as competências exigidas em TDIC para os professores ainda estão aquém da realidade da formação docente no país. Este estudo se propõe a analisar como as TDICs são integradas em disciplinas de pós-graduação em Ensino no Estado do Rio de Janeiro. Utilizando como metodologia a análise textual de dados da Plataforma Sucupira por meio do software Voyant®, foram identificadas 70 disciplinas em 18 programas de pós-graduação na área de Ensino da CAPES em 12 instituições de pesquisa do estado. Observa-se que a maioria das disciplinas mantém uma abordagem instrumentalista e não acompanha as transformações tecnológicas. Mesmo diante de novas demandas, muitas disciplinas permanecem inalteradas, o que evidencia uma falta de atualização frente aos desafios contemporâneos e às necessidades emergentes, como as causadas pela pandemia. |
dc.creator | Fernanda Campello Nogueira Ramos, Mariana Conceição de Souza e Clélia Christina Mello Silva Almeida da Costa |
dc.created | 2024-07-25 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18107/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2279 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Tecnologias digitais |