Educação Popular na EAD: Cartas Pedagógicas e Chat Pedagógico

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18115

  • Título: Educação Popular na EAD: Cartas Pedagógicas e Chat Pedagógico
  • Autor(es): Fernanda dos Santos Paulo
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 24/07/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2296
  • Código do Recurso: 18115
  • Descrição: Este estudo explora a utilização de Cartas Pedagógicas e Chats Pedagógicos na formação de educadores sociais, inspirado na Educação Popular e na pedagogia de Paulo Freire, visando promover um ensino dialógico, crítico e construtivo online. Adotando uma metodologia de pesquisa descritiva, análise documental e bibliográfica, o artigo detalha como essas ferramentas metodológicas inovadoras foram empregadas em cursos de extensão para educadores, demonstrando seu potencial transformador na educação a distância. Os resultados revelam que Cartas Pedagógicas e Chats Pedagógicos facilitam a interação significativa, o engajamento ativo e a reflexão crítica, reiterando a relevância da Educação Popular e das práticas freirianas no contexto educacional atual. Conclui-se que essas estratégias pedagógicas enriquecem o ensino e a aprendizagem online, sugerindo a necessidade de futuras pesquisas e a ampliação de seu uso na formação de educadores.
© Canal CECIERJ 2025