- Título: Educação Popular na EAD: Cartas Pedagógicas e Chat Pedagógico
- Autor(es): Fernanda dos Santos Paulo
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 24/07/2024
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2296
- Código do Recurso: 18115
- Descrição: Este estudo explora a utilização de Cartas Pedagógicas e Chats Pedagógicos na formação de educadores sociais, inspirado na Educação Popular e na pedagogia de Paulo Freire, visando promover um ensino dialógico, crítico e construtivo online. Adotando uma metodologia de pesquisa descritiva, análise documental e bibliográfica, o artigo detalha como essas ferramentas metodológicas inovadoras foram empregadas em cursos de extensão para educadores, demonstrando seu potencial transformador na educação a distância. Os resultados revelam que Cartas Pedagógicas e Chats Pedagógicos facilitam a interação significativa, o engajamento ativo e a reflexão crítica, reiterando a relevância da Educação Popular e das práticas freirianas no contexto educacional atual. Conclui-se que essas estratégias pedagógicas enriquecem o ensino e a aprendizagem online, sugerindo a necessidade de futuras pesquisas e a ampliação de seu uso na formação de educadores.
© Canal CECIERJ 2025