Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18115
dc.type | Text |
dc.title | Educação Popular na EAD: Cartas Pedagógicas e Chat Pedagógico |
dc.description | Este estudo explora a utilização de Cartas Pedagógicas e Chats Pedagógicos na formação de educadores sociais, inspirado na Educação Popular e na pedagogia de Paulo Freire, visando promover um ensino dialógico, crítico e construtivo online. Adotando uma metodologia de pesquisa descritiva, análise documental e bibliográfica, o artigo detalha como essas ferramentas metodológicas inovadoras foram empregadas em cursos de extensão para educadores, demonstrando seu potencial transformador na educação a distância. Os resultados revelam que Cartas Pedagógicas e Chats Pedagógicos facilitam a interação significativa, o engajamento ativo e a reflexão crítica, reiterando a relevância da Educação Popular e das práticas freirianas no contexto educacional atual. Conclui-se que essas estratégias pedagógicas enriquecem o ensino e a aprendizagem online, sugerindo a necessidade de futuras pesquisas e a ampliação de seu uso na formação de educadores. |
dc.creator | Fernanda dos Santos Paulo |
dc.created | 2024-07-24 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18115/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2296 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Educadores sociais |