O Retorno ao Ensino Presencial no Pós-pandemia: Percepções e Expectativas dos Universitários

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18119

  • Título: O Retorno ao Ensino Presencial no Pós-pandemia: Percepções e Expectativas dos Universitários
  • Autor(es): Jurandir Peinado, Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna e Francis Kanashiro Meneghetti
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 16/09/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2308
  • Código do Recurso: 18119
  • Descrição: A pandemia da Covid-19 obrigou organizações e governos a adotarem medidas de distanciamento social, tais como o deslocamento de atividades presenciais para o modelo remoto, mediado por Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Contudo, o advento de vacinas e protocolos possibilitaram a diversos setores ? entre eles, o da educação ? o retorno ao modelo presencial, criando, assim, a demanda por pesquisas que investiguem esta situação, denominada ?pós-pandemia?. Assim, o objetivo desse artigo foi identificar as percepções e expectativas dos estudantes de uma universidade pública brasileira frente ao retorno às aulas presenciais. Por meio de um questionário enviado aos universitários, o grupo de pesquisadores utilizou a técnica de análise de conteúdo para codificar e categorizar 987 respostas recebidas por meio de um Survey. Observou-se que as respostas dos alunos envolveram tanto aspectos diretamente ligados ao processo de ensino e aprendizagem (endógenos) quanto aspectos que tangenciam esse processo (exógenos).  
© Canal CECIERJ 2024