O Retorno ao Ensino Presencial no Pós-pandemia: Percepções e Expectativas dos Universitários

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dc.title O Retorno ao Ensino Presencial no Pós-pandemia: Percepções e Expectativas dos Universitários
dc.description A pandemia da Covid-19 obrigou organizações e governos a adotarem medidas de distanciamento social, tais como o deslocamento de atividades presenciais para o modelo remoto, mediado por Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Contudo, o advento de vacinas e protocolos possibilitaram a diversos setores ? entre eles, o da educação ? o retorno ao modelo presencial, criando, assim, a demanda por pesquisas que investiguem esta situação, denominada ?pós-pandemia?. Assim, o objetivo desse artigo foi identificar as percepções e expectativas dos estudantes de uma universidade pública brasileira frente ao retorno às aulas presenciais. Por meio de um questionário enviado aos universitários, o grupo de pesquisadores utilizou a técnica de análise de conteúdo para codificar e categorizar 987 respostas recebidas por meio de um Survey. Observou-se que as respostas dos alunos envolveram tanto aspectos diretamente ligados ao processo de ensino e aprendizagem (endógenos) quanto aspectos que tangenciam esse processo (exógenos).  
dc.creator Jurandir Peinado, Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna e Francis Kanashiro Meneghetti
dc.created 2024-09-16
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18119/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2308
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Pós-pandemia
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