Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18119
dc.type | Text |
dc.title | O Retorno ao Ensino Presencial no Pós-pandemia: Percepções e Expectativas dos Universitários |
dc.description | A pandemia da Covid-19 obrigou organizações e governos a adotarem medidas de distanciamento social, tais como o deslocamento de atividades presenciais para o modelo remoto, mediado por Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Contudo, o advento de vacinas e protocolos possibilitaram a diversos setores ? entre eles, o da educação ? o retorno ao modelo presencial, criando, assim, a demanda por pesquisas que investiguem esta situação, denominada ?pós-pandemia?. Assim, o objetivo desse artigo foi identificar as percepções e expectativas dos estudantes de uma universidade pública brasileira frente ao retorno às aulas presenciais. Por meio de um questionário enviado aos universitários, o grupo de pesquisadores utilizou a técnica de análise de conteúdo para codificar e categorizar 987 respostas recebidas por meio de um Survey. Observou-se que as respostas dos alunos envolveram tanto aspectos diretamente ligados ao processo de ensino e aprendizagem (endógenos) quanto aspectos que tangenciam esse processo (exógenos). |
dc.creator | Jurandir Peinado, Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna e Francis Kanashiro Meneghetti |
dc.created | 2024-09-16 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18119/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2308 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Pós-pandemia |