- Título: Virtual Math Team e Resolução de Tarefas Matemáticas na Educação a Distância
- Autor(es): Frederico Fernandes e Suely Scherer
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 21/08/2024
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2319
- Código do Recurso: 18120
- Descrição: Apresentamos nesse artigo um estudo de uma tarefa matemática, no Virtual Math Teams com GeoGebra, em um curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, ofertado por uma instituição pública de Ensino Superior, ligado a Universidade Aberta do Brasil. A partir da abordagem do ?Estar Junto Virtual Ampliado?, para a Educação a Distância, e da perspectiva interpretacionista, os dados aqui apresentados fazem parte de uma pesquisa de doutorado em Educação. Na análise dos dados, a partir da proposição de resolução de uma tarefa matemática, se destacou na pesquisa desenvolvida a possibilidade de uso dessa plataforma para a organização e estruturação de espaços virtuais para a formação de professores de matemática, em cursos presenciais ou a distância. Esta conclusão resultou do fato de que os recursos digitais, disponibilizados para representação geométrica e algébrica de objetos matemáticos, podem ser usados colaborativamente, em momentos síncronos ou assíncronos, favorecendo a construção de conhecimento a partir da interação entre estudantes, professor, objeto matemático, recursos digitais e entre os próprios estudantes.
© Canal CECIERJ 2024