- Título: O orientador educacional sob a análise temporal e conceitual da sua prática: contextualizações viabilizadoras do ensino inclusivo e de qualidade
- Autor(es): Adriana da Cruz Oliveira
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 06/10/2020
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/38/o-orientador-educacional-sob-a-analise-temporal-e-conceitual-da-sua-pratica-contextualizacoes-viabilizadoras-do-ensino-inclusivo-e-de-qualidade
- Código do Recurso: 18129
- Descrição: O presente estudo teve como propósito contextualizar as funções do orientador educacional a partir de dois períodos históricos: décadas de 30 e de 80 do século XX, trazidos pela ótica da educação pública brasileira, por representarem as mudanças conceituais por que passou a prática desse profissional e que demarcaram o (re)direcionamento da composição pedagógico-gerencial e, sobretudo, da construção do conhecimento, por meio da descrição de novos paradigmas educacionais de sua atuação, com ênfase na busca pela qualidade do ensino e inclusão de todos os alunos, indistintamente.
© Canal CECIERJ 2024