O direito à educação: o princípio da igualdade e a efetividade das ações afirmativas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18142

  • Título: O direito à educação: o princípio da igualdade e a efetividade das ações afirmativas
  • Autor(es): Maicon Guilland Veiga
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 19/02/2019
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/4/o-direito-a-educacao-o-principio-da-igualdade-e-a-efetividade-das-acoes-afirmativas
  • Código do Recurso: 18142
  • Descrição:

    Este artigo tem como objetivo demonstrar a efetividade das políticas públicas no acesso e permanência no Ensino Superior, no que tange às ações governamentais nas universidades públicas federais. Pesquisaram-se fundamentos que seriam as bases para justificar a propositura de ações afirmativas dentro do contexto educacional relativo ao nível superior de educação, trazendo para seara da discussão princípios, conceitos, reflexões. A proposta desse artigo foi examinar os efeitos do sistema de ações afirmativas dentro das universidades públicas federais e como ele deve ser revisto principalmente no que diz respeito à permanência dos discentes e suas reais condições perante o princípio da igualdade dentro do direito social à educação.

© Canal CECIERJ 2024