A evasão na EaD: Uma análise sobre os dados e relatórios, ano base 2017, apresentados pelo Inep, UAB e Abed

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18289

  • Título: A evasão na EaD: Uma análise sobre os dados e relatórios, ano base 2017, apresentados pelo Inep, UAB e Abed
  • Autor(es): Walter Pinto de Oliveira,Wanderley José Mantovani Bittencourt
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 21/01/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/3/a-evasao-na-ead-uma-analise-sobre-os-dados-e-relatorios-ano-base-2017-apresentados-pelo-inep-uab-e-abed
  • Código do Recurso: 18289
  • Descrição:

    Este trabalho teve como objetivo levantar dados sobre a evasão de alunos em curso superior na modalidade a distância, sendo analisados dados e relatórios apresentados pelo Inep, UAB e Abed referentes ao ano de 2017. A evasão em cursos de EaD vem causando danos e perdas em instituições de ensino públicas e privadas; o problema apresenta poucos estudos ou dados relevantes de combate ou uma política efetiva sobre o tema. É possível afirmar que o crescimento na EaD é constante e tende a aumentar devido às novas políticas públicas que já abrangem o Ensino Médio e não mais somente cursos técnicos e superior, o que irá facilitar o acesso a essa modalidade, possibilitando maior democratização do conhecimento. Tal crescimento traz consigo uma série de questionamentos, entre eles a evasão. O presente estudo buscou, pela análise exploratória de dados, os principais motivos e razões para evasão dos alunos na EaD.

© Canal CECIERJ 2024