O vínculo social do educador e do educando diante da indisciplina escolar

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18330

  • Título: O vínculo social do educador e do educando diante da indisciplina escolar
  • Autor(es): Claudio Marcio dos Santos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 17/03/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/10/o-vinculo-social-do-educador-e-do-educando-diante-da-indisciplina-escolar
  • Código do Recurso: 18330
  • Descrição: Este trabalho se propôs a analisar o vínculo social existente entre educador e educando e como isso poderia influenciar o processo de aprendizagem em toda a sua amplitude. Considerando o viés omnilateral da aprendizagem; as profissões ou fazeres impossíveis apresentados por Freud: governar, educar, analisar e fazer desejar (contribuição de Lacan); os discursos apresentados por Lacan: Do mestre, Da histérica, Do universitário e Do analista; um olhar sobre a indisciplina como uma forma de aprendizagem e a disciplina como fator positivo e não punitivo nesse processo, perpassando o conteúdo, as relações interpessoais (laços sociais), a metodologia de ensino e sociedade como um todo.
© Canal CECIERJ 2024