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dc.type | Text |
dc.title | O vínculo social do educador e do educando diante da indisciplina escolar |
dc.description | Este trabalho se propôs a analisar o vínculo social existente entre educador e educando e como isso poderia influenciar o processo de aprendizagem em toda a sua amplitude. Considerando o viés omnilateral da aprendizagem; as profissões ou fazeres impossíveis apresentados por Freud: governar, educar, analisar e fazer desejar (contribuição de Lacan); os discursos apresentados por Lacan: Do mestre, Da histérica, Do universitário e Do analista; um olhar sobre a indisciplina como uma forma de aprendizagem e a disciplina como fator positivo e não punitivo nesse processo, perpassando o conteúdo, as relações interpessoais (laços sociais), a metodologia de ensino e sociedade como um todo. |
dc.creator | Claudio Marcio dos Santos |
dc.created | 2020-03-17 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18330/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/10/o-vinculo-social-do-educador-e-do-educando-diante-da-indisciplina-escolar |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Laços sociais |
dc.subject | Indisciplina |
dc.subject | Disciplina |
dc.subject | Omnilateralidade |
dc.subject | Discursos |