Modelos didáticos para o ensino de Biologia e Saúde: produzindo e dando acesso ao saber científico

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18344

  • Título: Modelos didáticos para o ensino de Biologia e Saúde: produzindo e dando acesso ao saber científico
  • Autor(es): Rosana Lima Gerpe
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 28/04/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/15/modelos-didaticos-para-o-ensino-de-biologia-e-saude-produzindo-e-dando-acesso-ao-saber-cientifico
  • Código do Recurso: 18344
  • Descrição: Atualmente, doenças virais como gripes, zica e febre amarela têm preocupado bastante a população, sobretudo no Estado do Rio de Janeiro, tipicamente quente e úmido. Os vírus são partículas infectantes muito peculiares, e sua estrutura pode gerar certa confusão nos estudantes. Nesse sentido, diante da carência de recursos adaptados, ferramentas como os modelos didáticos podem favorecer a compreensão da estrutura viral e tornar o assunto um pouco mais próximo dos estudantes. Este relato teve por objetivo a elaboração de modelos de estruturas virais com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola privada no município do Rio de Janeiro. Levou em conta o reaproveitamento de materiais de baixo custo e a possibilidade de trabalhar com arte, propiciando mesmo a um estudante de baixa visão uma experiência mais atrativa para aprender assuntos de Virologia. Buscamos com isso disseminar experiências de inclusão que sirvam de modelo para outros profissionais.
© Canal CECIERJ 2024