Compreendendo a soma de frações com Amoeba, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica

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  • Título: Compreendendo a soma de frações com Amoeba, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica
  • Autor(es): Daniela Mendes Vieira da Silva,Adriana Luz Fermiano,Daniel Alexandre da Rocha,Vinicius Maia Ribeiro,Marcelo da Silva Godinho,Leonardo Pinato,Vitor da Silva Ferreira,Thiago Aguiar Florencio Lima,Júlio César Moreira da Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 28/04/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/15/compreendendo-a-soma-de-fracoes-com-amoeba-a-luz-da-teoria-dos-registros-de-representacao-semiotica
  • Código do Recurso: 18346
  • Descrição: O presente texto apresenta um recurso elaborado para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de operações com frações. É sabido que esse processo, em especial da sua soma (e, consequentemente, da subtração por sua natureza ser compartilhada), tem apresentado dificuldades, o que demanda a elaboração de novas abordagens para a promoção de sua aprendizagem. Para a elaboração do material que propomos, utilizamos a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), que dá suporte a diversos estudos que visam compreender a forma como as pessoas constroem o conhecimento matemático. Essa teoria tem relação com a representação, o tratamento e a conversão de conceitos matemáticos. Na TRRS, o foco deve estar no aprendiz, o que subordina o objeto a ser ensinado à cognição dele, que se liga às questões de representação. Como conclusão, entendemos que o material proposto atende às necessidades que destacamos e que pode ser um auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de soma de frações.
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