Compreendendo a soma de frações com Amoeba, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica

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dc.type Text
dc.title Compreendendo a soma de frações com Amoeba, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica
dc.description O presente texto apresenta um recurso elaborado para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de operações com frações. É sabido que esse processo, em especial da sua soma (e, consequentemente, da subtração por sua natureza ser compartilhada), tem apresentado dificuldades, o que demanda a elaboração de novas abordagens para a promoção de sua aprendizagem. Para a elaboração do material que propomos, utilizamos a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), que dá suporte a diversos estudos que visam compreender a forma como as pessoas constroem o conhecimento matemático. Essa teoria tem relação com a representação, o tratamento e a conversão de conceitos matemáticos. Na TRRS, o foco deve estar no aprendiz, o que subordina o objeto a ser ensinado à cognição dele, que se liga às questões de representação. Como conclusão, entendemos que o material proposto atende às necessidades que destacamos e que pode ser um auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de soma de frações.
dc.creator Daniela Mendes Vieira da Silva,Adriana Luz Fermiano,Daniel Alexandre da Rocha,Vinicius Maia Ribeiro,Marcelo da Silva Godinho,Leonardo Pinato,Vitor da Silva Ferreira,Thiago Aguiar Florencio Lima,Júlio César Moreira da Silva
dc.created 2020-04-28
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18346/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/15/compreendendo-a-soma-de-fracoes-com-amoeba-a-luz-da-teoria-dos-registros-de-representacao-semiotica
dc.subject educação pública
dc.subject Ensino de Frações
dc.subject Material Concreto
dc.subject TRRS
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