Estudo do movimento uniforme subsidiado pela plataforma Desmos: uma proposta pedagógica

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18347

  • Título: Estudo do movimento uniforme subsidiado pela plataforma Desmos: uma proposta pedagógica
  • Autor(es): Daniela Mendes Vieira da Silva,Paula Monteiro,Vitor Acioly
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 26/05/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/19/estudo-do-movimento-uniforme-subsidiado-pela-plataforma-desmos-uma-proposta-pedagogica
  • Código do Recurso: 18347
  • Descrição: Os aplicativos de celular são parte do cotidiano dos seres humanos na contemporaneidade. Desse domínio não escapam a escola nem os processos de ensino-aprendizagem das mais diversas disciplinas. Em um ambiente no qual a tecnologia tudo alcança e em tudo penetra, este trabalho apresenta, discute e propõe duas atividades envolvendo o ensino de Movimento Uniforme no Desmos. As atividades elaboradas privilegiaram a elaboração de um ambiente investigativo no qual os estudantes podem fazer elaborações mentais e conceituar elementos do Movimento Uniforme com o apoio de um aplicativo de celular, sempre articulando os saberes de Física aos saberes de Matemática envolvidos. As atividades aqui propostas podem auxiliar professores do Ensino Médio a considerar o uso pedagógico de smartphones e a elaboração de aulas integradas entre disciplinas.
© Canal CECIERJ 2024