Família e escola como instituições sociais fundamentais no processo de socialização e preparação para a vivência em sociedade

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  • Título: Família e escola como instituições sociais fundamentais no processo de socialização e preparação para a vivência em sociedade
  • Autor(es): Alessandra Krauss Wieczorkievicz,Joel Haroldo Baade
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 02/06/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/20/familia-e-escola-como-instituicoes-sociais-fundamentais-no-processo-de-socializacao-e-preparacao-para-a-vivencia-em-sociedade
  • Código do Recurso: 18353
  • Descrição: A educação para a vivência em sociedade pode ser compreendida como a finalidade da sinergia entre as instituições sociais família e escola. Visando à melhoria da aprendizagem de um indivíduo, a família deve-se fazer presente participando da vida escolar de seus filhos; a escola deve promover espaços para que essa participação aconteça. Estudar a relação entre família e escola e sua contribuição na vida dos indivíduos se faz necessário por se tratar de instituições sociais pelas quais todos os seres humanos passam ao longo da vida. O estudo objetivou analisar a importância da relação entre família e escola, compreendendo a família e seus valores e a contribuição da família participando ativamente na vida escolar da criança. Ao discutir a participação da família no processo de aprendizagem, entende-se que em uma sociedade há diferentes tipos de formações familiares. Mas, estas, quando interessadas pela educação e formação de seus descendentes, proporcionam benefícios a todos os envolvidos, podendo assim privilegiar toda uma sociedade com a presença de cidadãos críticos e ativos em todas as esferas da vida.
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