Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18355
dc.type | Text |
dc.title | O desafio de educar na diversidade |
dc.description | Este trabalho apresenta um relato de experiência de dois casos de crianças com necessidades educacionais especiais matriculadas em uma escola regular da rede pública e discute as potencialidades do trabalho pedagógico, identificando as dificuldades enfrentadas pelos educadores no sistema de ensino público. Este relato de experiência faz observação participante, utilizando a busca bibliográfica como facilitadora das discussões. Observou-se que algumas escolas já trabalhavam com Educação Inclusiva, com uma pedagogia que vai além das escolas, pois parte do pressuposto de que a educação deriva de um trabalho constante e que formar professores e alunos é um trabalho de ampliação da ação pedagógica. Como resposta ao estudo, percebe-se que a realidade escolar às vezes limita espaços de atuação que só poderão ser ultrapassados com muito esforço dos profissionais. Portanto, são relevantes professores preparados e engajados, que acreditem nas propostas de inclusão para todos e que, mesmo com poucos recursos, pensem atividades abrangentes para serem realizadas e adaptadas à escola. |
dc.creator | Tereza Claudia Medella Dias,Rafael Rossi de Sousa |
dc.created | 2020-06-02 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18355/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/20/o-desafio-de-educar-na-diversidade |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Educação Especial |
dc.subject | Inclusão |
dc.subject | Diversidade |