Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18368
dc.type | Text |
dc.title | Linguagens, códigos e suas tecnologias: a abordagem da Língua Portuguesa no Enem |
dc.description | Esta pesquisa busca fazer uma análise crítica acerca da abordagem da disciplina de Língua Portuguesa nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem, das últimas edições (2015 a 2018). O estudo foi desenvolvido diante da necessidade de ampliar a interpretação acerca da forma com que as questões de linguagem são abordadas, realçando um contraste teórico entre o que comumente é ensinado nas escolas do Brasil com as exigências práticas do referido exame. Nosso aporte teórico é composto pelas contribuições de autores e estudiosos da área da educação. A metodologia apoia-se nas concepções de pesquisa qualitativa com vistas à revisão bibliográfica. O estudo abre espaço à interpretação das mais variadas abordagens da Língua Portuguesa em provas do Enem de modo a evidenciar traços característicos de suas abordagens e indicar a ênfase que professores de Língua Portuguesa necessitam dar em suas aulas, preparando o alunado com perspectivas plausíveis e concretas, de modo que professores e alunos possam traçar planos de aula e estudos coerentes com o que realmente é cobrado. |
dc.creator | Renato Carvalho da Cruz |
dc.created | 2020-02-11 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18368/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/6/linguagens-codigos-e-suas-tecnologias-a-abordagem-da-lingua-portuguesa-no-enem |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Língua Portuguesa |
dc.subject | Enem |
dc.subject | Teoria e prática |
dc.subject | Sala de aula |