A Numismática na Educação: utilização de moedas como documento histórico na sala de aula

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18392

  • Título: A Numismática na Educação: utilização de moedas como documento histórico na sala de aula
  • Autor(es): Nicole Loureiro da Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 09/06/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/21/a-numismatica-na-educacao-utilizacao-de-moedas-como-documento-historico-na-sala-de-aula
  • Código do Recurso: 18392
  • Descrição: O presente artigo tem como objetivo demonstrar como o estudo das moedas, a Numismática, pode servir para repensar as práticas pedagógicas no atual contexto educacional. Este estudo científico das moedas e cédulas, apesar de ser pouco explorado no Brasil, pode ser importante ferramenta para compreender a mobilização de símbolos por parte do Estado em prol da construção da identidade nacional. A mediação do professor baseada na escolha de fontes e a preparação de aula alinhada ao currículo podem favorecer a construção do sentimento de pertencimento e cidadania no aluno.
© Canal CECIERJ 2024