A resolução de problemas como ferramenta metodológica no ensino de Matemática e Física

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18423

  • Título: A resolução de problemas como ferramenta metodológica no ensino de Matemática e Física
  • Autor(es): Davison Machado Medeiros
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 11/08/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/30/a-resolucao-de-problemas-como-ferramenta-metodologica-no-ensino-de-matematica-e-fisica
  • Código do Recurso: 18423
  • Descrição: Este trabalho se propõe a refletir sobre a importância da prática de resolução de problemas no ensino da Matemática e da Física, prática imprescindível para o desenvolvimento da educação contemporânea. O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão teórica sobre a relevância da resolução de problemas como metodologia de ensino; para tanto realizou-se pesquisa bibliográfica a respeito do tema com autores que deram contribuições significativas na área. Com base nas contribuições desses autores, observou-se o mérito da resolução de problemas como metodologia de ensino facilitadora do desenvolvimento crítico e pensamento autônomo dos alunos, além de ser ferramenta que proporciona desafios de motivação.
© Canal CECIERJ 2024