Práticas com aprendizagem significativa para estudantes da Educação Básica

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18466

  • Título: Práticas com aprendizagem significativa para estudantes da Educação Básica
  • Autor(es): Shirlei Alexandra Fetter,Denise Regina Quaresma da Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 15/09/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/35/praticas-com-aprendizagem-significativa-para-estudantes-da-educacao-basica
  • Código do Recurso: 18466
  • Descrição: Este artigo visa apresentar e discutir os principais focos que fundamentam as teorias de Piaget e Ausubel nos processos de aprendizagem. Para contemplar o objetivo, tem como metodologia a pesquisa bibliográfica, em que se destacam autores da área que propõem discussão acerca da teoria das teorias de aprendizagem. Com a contribuição e o aprofundamento teórico, é possível observar que a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel está fundamentada em Jean Piaget, que atinge o ponto fundamental do complemento dos processos de ensino e aprendizagem, em que o aluno é o protagonista de sua aprendizagem, que depende de seus conhecimentos prévios e da interatividade com o meio, que provocam novos conhecimentos significativos para ele. O docente deve estar atento e fazer as intervenções necessárias, levando em consideração a estrutura cognitiva do estudante.
© Canal CECIERJ 2024