Jogos da cultura popular e jogos eletrônicos na Educação Física Escolar: uma revisão integrativa com reflexões acerca da ludicidade, lazer, corpo e movimento

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  • Título: Jogos da cultura popular e jogos eletrônicos na Educação Física Escolar: uma revisão integrativa com reflexões acerca da ludicidade, lazer, corpo e movimento
  • Autor(es): Marcos Benatti Antunes,Larissa Benatti Antunes Sbizero,Antonio Carlos Monteiro de Miranda
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 04/08/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/29/jogos-da-cultura-popular-e-jogos-eletronicos-na-educacao-fisica-escolar-uma-revisao-integrativa-com-reflexoes-acerca-da-ludicidade-lazer-corpo-e-movimento
  • Código do Recurso: 18473
  • Descrição: Neste trabalho, objetiva-se refletir sobre ludicidade, lazer, corpo e movimento inseridos nos estudos científicos correspondentes aos jogos da cultura popular e jogos eletrônicos. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados Medline e Lilacs no período de 2010 a 2020 com uso das palavras-chave: “jogos da cultura popular”, “jogos eletrônicos” associados a “ludicidade”, “lazer”, “corpo” e “movimento”. Foram selecionados nove estudos. A análise dos artigos resultou nas categorias Ludicidade e Lazer e Corpo e Movimento. Conclui-se que os estudos demonstram que, com base no conteúdo jogos da cultura popular/tradicional, é possível uma prática pedagógica pela Educação Física, devido a suas características de participação ativa e de maneira lúdica dos sujeitos envolvidos; Jogos Eletrônicos complementam os Jogos da Cultura Popular no componente de Jogos e Brincadeiras na Educação Física, pois auxiliam na promoção de discussões e reflexões acerca de valores e significados importantes na formação dos alunos no campos da ludicidade, lazer, corpo e movimento.
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