- Título: CTS e livro didático de Matemática: algumas aproximações
- Autor(es): Helismar Medeiros dos Santos
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 01/12/2020
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/46/cts-e-livro-didatico-de-matematica-algumas-aproximacoes
- Código do Recurso: 18497
- Descrição: Este estudo propõe-se a analisar um livro didático de matemática da Coleção Teláris, adotado para o 6º ano nas escolas públicas de Rosário, município do Estado do Maranhão. Buscou-se identificar em partes do livro a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) voltada para uma Educação Científico-Tecnológica no contexto escolar brasileiro. O livro em análise será utilizado por estudantes de 14 escolas municipais de Rosário. De acordo com o Documento Curricular do Território Maranhense, a abordagem CTS, no âmbito educacional, é parte propulsora do desenvolvimento sustentável da região e a educação em ciências e tecnologia, não pode se dar sem a incorporação de amplos valores humanos. A pesquisa é de natureza qualitativa, de viés descritivo e delineamento de pesquisa documental. Os resultados apresentados fazem parte de um estudo desenvolvido na disciplina de Abordagem em Ciência e Tecnologia do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática (Ppecem) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), os quais mostram que são variadas as relações que o livro didático faz com temas e situações voltadas para a abordagem CTS.
© Canal CECIERJ 2024