Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18497
dc.type | Text |
dc.title | CTS e livro didático de Matemática: algumas aproximações |
dc.description | Este estudo propõe-se a analisar um livro didático de matemática da Coleção Teláris, adotado para o 6º ano nas escolas públicas de Rosário, município do Estado do Maranhão. Buscou-se identificar em partes do livro a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) voltada para uma Educação Científico-Tecnológica no contexto escolar brasileiro. O livro em análise será utilizado por estudantes de 14 escolas municipais de Rosário. De acordo com o Documento Curricular do Território Maranhense, a abordagem CTS, no âmbito educacional, é parte propulsora do desenvolvimento sustentável da região e a educação em ciências e tecnologia, não pode se dar sem a incorporação de amplos valores humanos. A pesquisa é de natureza qualitativa, de viés descritivo e delineamento de pesquisa documental. Os resultados apresentados fazem parte de um estudo desenvolvido na disciplina de Abordagem em Ciência e Tecnologia do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática (Ppecem) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), os quais mostram que são variadas as relações que o livro didático faz com temas e situações voltadas para a abordagem CTS. |
dc.creator | Helismar Medeiros dos Santos |
dc.created | 2020-12-01 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18497/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/46/cts-e-livro-didatico-de-matematica-algumas-aproximacoes |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Ensino de Matemática |
dc.subject | Abordagem CTS |
dc.subject | livro didático |
dc.subject | interdisciplinaridade |