Erros da escrita: previsibilidade e atipicidade em sujeitos com síndrome de Down

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18500

  • Título: Erros da escrita: previsibilidade e atipicidade em sujeitos com síndrome de Down
  • Autor(es): Marco Túlio Santos Ledo,Dandara Lorrayne do Nascimento
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 15/12/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/48/erros-da-escrita-previsibilidade-e-atipicidade-em-sujeitos-com-sindrome-de-down
  • Código do Recurso: 18500
  • Descrição: Este estudo traz à tona a análise realizada durante acompanhamento de atividades do Núcleo Saber Down da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Dentre os objetivos deste trabalho estão a verificação de estratégias pedagógicas e terapêuticas que visam ao desenvolvimento da aprendizagem de indivíduos com síndrome de Down (SD). Fazemos uma reflexão sobre a Educação Especial e o processo de inclusão da pessoa com deficiência. Por conseguinte, realizamos uma breve reflexão sobre o indivíduo com SD e o processo vivenciado no Núcleo Saber Down. Entre os resultados, observamos que os erros cometidos por alunos com SD não são tão atípicos, uma vez que são perfeitamente explicáveis à luz da Fonética e da Fonologia; ademais, observarmos que os indivíduos com SD são muitas vezes excluídos do processo de ensino e de aprendizagem, principalmente na fase de aquisição da leitura e da escrita. Concluímos que as atividades do Núcleo são de extrema importância para a comunidade do Sudoeste da Bahia, mas que precisam agregar em seu contexto o uso de tecnologias como instrumentos que podem ampliar as perspectivas de inclusão de crianças, jovens e adultos com SD.
© Canal CECIERJ 2024