Práticas de ensino e pesquisa nas Ciências da Natureza e suas tecnologias

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18504

dc.type Text
dc.title Práticas de ensino e pesquisa nas Ciências da Natureza e suas tecnologias
dc.description O presente estudo é o resultado da investigação e aplicação de aulas práticas de Biologia e Química na compreensão, leitura, interpretação e desempenho escolar de alunos do Ensino Médio de uma escola pública. O objetivo foi mostrar que o desenvolvimento disciplinar realizado com as metodologias práticas estimula a pesquisa e agrega à interdisciplinaridade e à realidade dentro da construção do conhecimento. Este estudo desenvolveu-se mediante a elaboração de roteiro de entrevistas e questionários para aplicação em campo das visitas técnicas. Diante do exposto, concluiu-se que a interação existente entre prática e conceitos tradicionais das aulas de Biologia e Química depende da capacidade de criatividade, de condições fornecidas ao professor e da interação dele com o aluno e entre os alunos, sendo esse um dos componentes mais importantes para o sucesso do ensino-aprendizagem. Sem que haja convivência positiva entre esses sujeitos não há aprendizagem de qualidade.
dc.creator Edilson de Oliveira
dc.created 2020-10-13
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18504/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/39/praticas-de-ensino-e-pesquisa-nas-ciencias-da-natureza-e-suas-tecnologias
dc.subject educação pública
dc.subject Ensino-aprendizagem
dc.subject Metodologia de aulas práticas
dc.subject Experimentação de Biologia e Química
dc.subject Prática de ensino
© Canal CECIERJ 2024