Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18504
dc.type | Text |
dc.title | Práticas de ensino e pesquisa nas Ciências da Natureza e suas tecnologias |
dc.description | O presente estudo é o resultado da investigação e aplicação de aulas práticas de Biologia e Química na compreensão, leitura, interpretação e desempenho escolar de alunos do Ensino Médio de uma escola pública. O objetivo foi mostrar que o desenvolvimento disciplinar realizado com as metodologias práticas estimula a pesquisa e agrega à interdisciplinaridade e à realidade dentro da construção do conhecimento. Este estudo desenvolveu-se mediante a elaboração de roteiro de entrevistas e questionários para aplicação em campo das visitas técnicas. Diante do exposto, concluiu-se que a interação existente entre prática e conceitos tradicionais das aulas de Biologia e Química depende da capacidade de criatividade, de condições fornecidas ao professor e da interação dele com o aluno e entre os alunos, sendo esse um dos componentes mais importantes para o sucesso do ensino-aprendizagem. Sem que haja convivência positiva entre esses sujeitos não há aprendizagem de qualidade. |
dc.creator | Edilson de Oliveira |
dc.created | 2020-10-13 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18504/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/39/praticas-de-ensino-e-pesquisa-nas-ciencias-da-natureza-e-suas-tecnologias |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Ensino-aprendizagem |
dc.subject | Metodologia de aulas práticas |
dc.subject | Experimentação de Biologia e Química |
dc.subject | Prática de ensino |