- Título: Relato de experiência: da gestão autoritária à gestão participativa
- Autor(es): Luciene de Fátima Oliveira,Mario Marcos Lopes
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 26/01/2021
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/3/relato-de-experiencia-da-gestao-autoritaria-a-gestao-participativa
- Código do Recurso: 18509
- Descrição: Este relato tem como problematização o efeito da prática da democracia no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho busca o conteúdo latente da realidade, com o objetivo de mostrar que no exercício da cidadania e na prática democrática pode haver a possibilidade da construção e da evolução permanente de uma gestão frente a sua equipe, isso explícito no projeto político-pedagógico. Descreve ainda como se dão o comportamento e a participação da comunidade escolar em conselhos nos quais o processo se torna fortalecido pela democracia e participação da comunidade. Apresenta a apropriação e a distorção do conceito de gestão democrática realizado por políticas educacionais, relatando as vivências em que a gestão não democratiza seu trabalho.
© Canal CECIERJ 2024