Relato de experiência: da gestão autoritária à gestão participativa

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18509

  • Título: Relato de experiência: da gestão autoritária à gestão participativa
  • Autor(es): Luciene de Fátima Oliveira,Mario Marcos Lopes
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 26/01/2021
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/3/relato-de-experiencia-da-gestao-autoritaria-a-gestao-participativa
  • Código do Recurso: 18509
  • Descrição: Este relato tem como problematização o efeito da prática da democracia no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho busca o conteúdo latente da realidade, com o objetivo de mostrar que no exercício da cidadania e na prática democrática pode haver a possibilidade da construção e da evolução permanente de uma gestão frente a sua equipe, isso explícito no projeto político-pedagógico. Descreve ainda como se dão o comportamento e a participação da comunidade escolar em conselhos nos quais o processo se torna fortalecido pela democracia e participação da comunidade. Apresenta a apropriação e a distorção do conceito de gestão democrática realizado por políticas educacionais, relatando as vivências em que a gestão não democratiza seu trabalho.
© Canal CECIERJ 2024