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dc.type | Text |
dc.title | Relato de experiência: da gestão autoritária à gestão participativa |
dc.description | Este relato tem como problematização o efeito da prática da democracia no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho busca o conteúdo latente da realidade, com o objetivo de mostrar que no exercício da cidadania e na prática democrática pode haver a possibilidade da construção e da evolução permanente de uma gestão frente a sua equipe, isso explícito no projeto político-pedagógico. Descreve ainda como se dão o comportamento e a participação da comunidade escolar em conselhos nos quais o processo se torna fortalecido pela democracia e participação da comunidade. Apresenta a apropriação e a distorção do conceito de gestão democrática realizado por políticas educacionais, relatando as vivências em que a gestão não democratiza seu trabalho. |
dc.creator | Luciene de Fátima Oliveira,Mario Marcos Lopes |
dc.created | 2021-01-26 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18509/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/3/relato-de-experiencia-da-gestao-autoritaria-a-gestao-participativa |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Gestão democrática |
dc.subject | Participação |
dc.subject | Equipe |
dc.subject | Gestão escolar |