Reflexões acerca da inclusão escolar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): avanços e retrocessos

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  • Título: Reflexões acerca da inclusão escolar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): avanços e retrocessos
  • Autor(es): José Affonso Tavares Silva,Vanessa Maria Silva Menezes
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 27/10/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/41/reflexoes-acerca-da-inclusao-escolar-na-base-nacional-comum-curricular-bncc-avancos-e-retrocessos
  • Código do Recurso: 18520
  • Descrição: A Base Nacional Comum Curricular - BNCC representa um documento oficial cujo objetivo é normatizar a Educação básica no que diz respeito às aprendizagens que todos os alunos devem alcançar. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo principal discutir sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar, fazendo referência à BNCC. Para tanto, parte-se de ideias da própria Base e de autores que pesquisam na área de inclusão e currículo. Entre eles, destacam-se: Brasil (2017); Silva e Moreira (1995), além de outros. Conclui-se que, pelo fato de a BNCC representar o fundamento curricular de todas as escolas do país, o mesmo não apresenta a inclusão escolar como obrigatória, indispensável e fundamental, nem especifica como a mesma se dará nas instituições ou como se trabalha isso em meio aos conhecimentos específicos.
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