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dc.type | Text |
dc.title | Reflexões acerca da inclusão escolar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): avanços e retrocessos |
dc.description | A Base Nacional Comum Curricular - BNCC representa um documento oficial cujo objetivo é normatizar a Educação básica no que diz respeito às aprendizagens que todos os alunos devem alcançar. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo principal discutir sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar, fazendo referência à BNCC. Para tanto, parte-se de ideias da própria Base e de autores que pesquisam na área de inclusão e currículo. Entre eles, destacam-se: Brasil (2017); Silva e Moreira (1995), além de outros. Conclui-se que, pelo fato de a BNCC representar o fundamento curricular de todas as escolas do país, o mesmo não apresenta a inclusão escolar como obrigatória, indispensável e fundamental, nem especifica como a mesma se dará nas instituições ou como se trabalha isso em meio aos conhecimentos específicos. |
dc.creator | José Affonso Tavares Silva,Vanessa Maria Silva Menezes |
dc.created | 2020-10-27 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18520/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/41/reflexoes-acerca-da-inclusao-escolar-na-base-nacional-comum-curricular-bncc-avancos-e-retrocessos |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Inclusão escolar |
dc.subject | BNCC |
dc.subject | Currículo |
dc.subject | Pessoas com deficiência |