- Título: Diagnóstico das deficiências na aprendizagem de Programação em alunos do curso técnico integrado de Automação do IFMG - Câmpus Ibirité
- Autor(es): Gabriel Mendes de Almeida Carvalho,Fábio Lúcio Corrêa Junior,Raquel Aparecida Soares Reis Franco
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 27/10/2020
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/41/diagnostico-das-deficiencias-na-aprendizagem-de-programacao-em-alunos-do-curso-tecnico-integrado-de-automacao-do-ifmg-campus-ibirite
- Código do Recurso: 18525
- Descrição: Os profissionais da área de Controle a Automação estão intimamente ligados à programação de máquinas e computadores, utilizando esse recurso para otimização de processos produtivos e melhoria da vida da comunidade como um todo, possibilitando desde maior rapidez numa simples operação matemática até maior segurança a acessos em ambientes físicos ou virtuais. Buscando uma melhoria contínua do ensino, este trabalho apresenta um diagnóstico que levanta as dificuldades e um panorama do aprendizado da disciplina de Programação. Este artigo apresenta as principais percepções considerando a perspectiva de 22 alunos ingressantes do curso técnico integrado em Automação Industrial que foram colhidas por meio de formulário digital após o término do período letivo. Os resultados mostram que os alunos consideram como maior dificuldade o uso das “estruturas de dados” e apontam que a carga horária de 60 horas-relógio foi insuficiente para bom entendimento de todo o conteúdo. Ainda pela perspectiva do aluno, foi diagnosticado que o material didático disponibilizado pelo docente foi insuficiente, sendo necessário estudo em outras fontes das quais se destacam a busca em sites da área e a utilização de exercícios resolvidos para melhoria do entendimento.
© Canal CECIERJ 2024