Diagnóstico das deficiências na aprendizagem de Programação em alunos do curso técnico integrado de Automação do IFMG - Câmpus Ibirité

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18525

dc.type Text
dc.title Diagnóstico das deficiências na aprendizagem de Programação em alunos do curso técnico integrado de Automação do IFMG - Câmpus Ibirité
dc.description Os profissionais da área de Controle a Automação estão intimamente ligados à programação de máquinas e computadores, utilizando esse recurso para otimização de processos produtivos e melhoria da vida da comunidade como um todo, possibilitando desde maior rapidez numa simples operação matemática até maior segurança a acessos em ambientes físicos ou virtuais. Buscando uma melhoria contínua do ensino, este trabalho apresenta um diagnóstico que levanta as dificuldades e um panorama do aprendizado da disciplina de Programação. Este artigo apresenta as principais percepções considerando a perspectiva de 22 alunos ingressantes do curso técnico integrado em Automação Industrial que foram colhidas por meio de formulário digital após o término do período letivo. Os resultados mostram que os alunos consideram como maior dificuldade o uso das “estruturas de dados” e apontam que a carga horária de 60 horas-relógio foi insuficiente para bom entendimento de todo o conteúdo. Ainda pela perspectiva do aluno, foi diagnosticado que o material didático disponibilizado pelo docente foi insuficiente, sendo necessário estudo em outras fontes das quais se destacam a busca em sites da área e a utilização de exercícios resolvidos para melhoria do entendimento.
dc.creator Gabriel Mendes de Almeida Carvalho,Fábio Lúcio Corrêa Junior,Raquel Aparecida Soares Reis Franco
dc.created 2020-10-27
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18525/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/41/diagnostico-das-deficiencias-na-aprendizagem-de-programacao-em-alunos-do-curso-tecnico-integrado-de-automacao-do-ifmg-campus-ibirite
dc.subject educação pública
dc.subject Ensino médio integrado
dc.subject Ensino técnico
dc.subject Programação
dc.subject Computação
dc.subject Automação industrial
© Canal CECIERJ 2025