Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18525
dc.type | Text |
dc.title | Diagnóstico das deficiências na aprendizagem de Programação em alunos do curso técnico integrado de Automação do IFMG - Câmpus Ibirité |
dc.description | Os profissionais da área de Controle a Automação estão intimamente ligados à programação de máquinas e computadores, utilizando esse recurso para otimização de processos produtivos e melhoria da vida da comunidade como um todo, possibilitando desde maior rapidez numa simples operação matemática até maior segurança a acessos em ambientes físicos ou virtuais. Buscando uma melhoria contínua do ensino, este trabalho apresenta um diagnóstico que levanta as dificuldades e um panorama do aprendizado da disciplina de Programação. Este artigo apresenta as principais percepções considerando a perspectiva de 22 alunos ingressantes do curso técnico integrado em Automação Industrial que foram colhidas por meio de formulário digital após o término do período letivo. Os resultados mostram que os alunos consideram como maior dificuldade o uso das “estruturas de dados” e apontam que a carga horária de 60 horas-relógio foi insuficiente para bom entendimento de todo o conteúdo. Ainda pela perspectiva do aluno, foi diagnosticado que o material didático disponibilizado pelo docente foi insuficiente, sendo necessário estudo em outras fontes das quais se destacam a busca em sites da área e a utilização de exercícios resolvidos para melhoria do entendimento. |
dc.creator | Gabriel Mendes de Almeida Carvalho,Fábio Lúcio Corrêa Junior,Raquel Aparecida Soares Reis Franco |
dc.created | 2020-10-27 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18525/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/41/diagnostico-das-deficiencias-na-aprendizagem-de-programacao-em-alunos-do-curso-tecnico-integrado-de-automacao-do-ifmg-campus-ibirite |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Ensino médio integrado |
dc.subject | Ensino técnico |
dc.subject | Programação |
dc.subject | Computação |
dc.subject | Automação industrial |