Pré-escola: reflexões sobre sua atual função sob o olhar de educadores

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18527

  • Título: Pré-escola: reflexões sobre sua atual função sob o olhar de educadores
  • Autor(es): Caroline de Souza Araújo,Marcia Cristina Argenti Perez
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 16/03/2021
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/9/pre-escola-reflexoes-sobre-sua-atual-funcao-sob-o-olhar-de-educadores
  • Código do Recurso: 18527
  • Descrição: Este artigo objetiva refletir o histórico da pré-escola e sua função atualmente, suas contribuições para as crianças e o papel do educador. A metodologia engloba estudos de pesquisas sobre a instituição e documentos voltados a ela, além de pesquisa empírica realizada por meio de entrevista semiestruturada com quatro educadoras de uma instituição municipal do interior de São Paulo. Os dados foram analisados a partir do conceito de unidades significativas da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados mostram que, apesar da presença de concepções antigas, há avanços importantes quanto à função pedagógica da instituição, reconhecimento da criança e suas especificidades.
© Canal CECIERJ 2024