Pré-escola: reflexões sobre sua atual função sob o olhar de educadores

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18527

dc.type Text
dc.title Pré-escola: reflexões sobre sua atual função sob o olhar de educadores
dc.description Este artigo objetiva refletir o histórico da pré-escola e sua função atualmente, suas contribuições para as crianças e o papel do educador. A metodologia engloba estudos de pesquisas sobre a instituição e documentos voltados a ela, além de pesquisa empírica realizada por meio de entrevista semiestruturada com quatro educadoras de uma instituição municipal do interior de São Paulo. Os dados foram analisados a partir do conceito de unidades significativas da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados mostram que, apesar da presença de concepções antigas, há avanços importantes quanto à função pedagógica da instituição, reconhecimento da criança e suas especificidades.
dc.creator Caroline de Souza Araújo,Marcia Cristina Argenti Perez
dc.created 2021-03-16
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18527/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/9/pre-escola-reflexoes-sobre-sua-atual-funcao-sob-o-olhar-de-educadores
dc.subject educação pública
dc.subject Pré-escola
dc.subject Educação Infantil
dc.subject Função pedagógica
dc.subject Papel do educador
dc.subject Ludicidade
© Canal CECIERJ 2024